sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vai começar a série B


Por - Elton Serra

Alguns querem voltar rápido para a elite do futebol brasileiro. Outros lutarão para permanecerem no "limbo" e se garantirem na Série B de 2012. O retrato do futebol nordestino na competição é dividido entre o preto e branco e o colorido.


Nordestinos dividem-se em objetivos distintos na Série B

Com pretensões de título, o Vitória aparece como um dos grandes favoritos. Rebaixado em 2010, o Leão da Barra quer superar a perda do Campeonato Baiano para o Bahia de Feira com a conquista da Série B. De acordo com o diretor de futebol rubro-negro, Beto Silveira, o clube investirá R$ 10 milhões no futebol até o final da temporada.



Um concorrente do Vitória à conquista do acesso é o Sport, que também viveu momentos parecidos com o do Leão. Após fracassar na tentativa de retornar à elite no ano passado, o rubro-negro da Ilha viu ruir o sonho do hexa pernambucano ao perder o Estadual de 2011 para o Santa Cruz. No entanto, o presidente Gustavo Dubeux não tem poupado esforços para reforçar o time comandado por Hélio dos Anjos, que já afirmou que o título é prioridade.



O Náutico ainda não fala na taça, mas chegar entre os quatro tornou-se obrigação nos Aflitos. A demissão de Roberto Fernandes e a contratação do técnico Waldemar Lemos serviu para dar uma injeção de ânimo no elenco, abatido com a desclassificação nas semifinais do Campeonato Pernambucano.



Apontados como muitos como um mero figurante na Série B, o ABC aparece justamente para ser a contradição da competição. Campeão da Série C em 2010 e bicampeão potiguar este ano, o "Mais Querido" do Rio Grande do Norte quer alçar vôos mais altos. Comandado pelo técnico Leandro Campos, o time abecedista se reforçou com jogadores importantes e tem como objetivo disputar a Série A de 2012.



Modestos e com pés no chão



Ao contrário de Vitória, Sport, Náutico e ABC, outros três times têm objetivos bem mais modestos na Série B. ASA, Icasa e Salgueiro, representantes do interior nordestino na competição, buscam "brilhar" na parte intermediária da tabela - prêmio que garante um calendário extenso no próximo ano.



No time de Arapiraca, campeão alagoano de 2011, o investimento foi pequeno, mas a aposta é no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, trunfo da equipe em 2010. Ano passado, o ASA terminou a segunda divisão nacional num honroso nono lugar.



Já o Icasa passou por profunda reformulação durante o primeiro quadrimestre. Após o fiasco no Campeonato Cearense, o Verdão do Cariri voltou a apostar na receita tradicional do clube para se manter vivo na Série B: a contratação de jogadores desconhecidos, mas de sucesso no sertão nordestino.



Por fim, o 'caçula' Salgueiro quer o que quase todo clube que debuta na Série B objetiva: manter-se na segundona. Assim como Icasa, o Estadual não poderá servir de referência e o time sofreu profunda reformulação ainda durante o Campeonato Pernambucano. Ficar em 16º já será um lucro e tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário