quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alagoano Roberto Firmino, sonha em vestir a camisa da seleção !

Por achtzehn99

O brasileiro Roberto Firmino Barbosa de Oliveira defende a camisa do Hoffenheim há seis meses. O habilidoso meia marcou, contra o Nurembergue, seu segundo gol, desta vez de cabeça. O gol foi importantíssimo, pois marcou o início de uma bela virada do time azul e branco. Para presentear o torcedor ao final da temporada.




A primeira característica que se destaca em Roberto é uma tatuagem em homenagem a sua família no antebraço direito. "A família é para mim o mais importantes".

Para Roberto, sua terra natal é o Brasil, mais exatamente a cidade de Maceió, capital de Alagoas.
Perguntamos se ele sente saudades de casa? "Claro que sinto falta da minha cidade. Maceió é uma cidade maravilhosa e famosa em todo Brasil por causa de suas praias. Mas já não moro lá há alguns anos." Antes de iniciar sua trajetória na Europa, Roberto se transferiu para o Figueirense, quando ainda tinha 17 anos. A mudança para Florianópolis na região sul do Brasil, a mais de 3000 quilômetros de distância da cidade alagoana. "No início foi difícil. Mas agente se acostuma e eu sempre tive em vista um objetivo claro. Isso facilita as coisas."



O objetivo era chegar a Europa

Assim como milhares de jovens brasileiros apaixonados por futebol, Roberto sempre sonhou em ser jogador profissional. O sonho era chegar onde estão os melhores time do mundo: o velho continente.


Foram precisos apenas dois anos no Figueirense para que o habilidoso meia realizasse seu sonho. Com apenas 19 anos, Roberto se transferiu para o Hoffenheim e foi apresentado à Bundesliga, a 1ª divisão do campeonato alemão. Mesmo que a separação da família, amigos e de seu país não tenha sido tão difícil, como ele afirmou, a mudança no dia a dia dos treinos e no estilo de jogo foi sim complicada. "O jogo é mais rápido, todos se movimentam o tempo todo. Como jogador de ataque, preciso voltar para ajudar na marcação e jogar taticamente. No início isso me trouxe problemas", confirmou o brasileiro.


Apenas seis meses depois e o brasileiro parece ter se integrado totalmente ao novo ambiente. Tanto nos gramados, quanto fora dele. "As pessoas me aceitaram imediatamente, todos são muito simpáticos e me sinto muito bem aqui." E querem saber um bom motivo para que Roberto se sentisse realmente bem? Roberto conseguiu tirar a carteira de motorista. Há quase um mês, Roberto tirou a habilitação na Alemanha e deixou claro quais benefícios vieram com a carteira: "Agora tenho flexibilidade. Além disso, dirigir dá um grande prazer."


A alegria é quase tão grande quanto marcar um gol. Seu segundo gol surpreendeu por ter sido marcado de cabeça. Um tanto incomum para um jogador, do qual se esperam jogadas habilidosas, dribles e futebol arte, não é? Roberto discorda: "Não acho. Eu já marquei gols de cabeça pelo Figueirense. Meu tempo de bola é, sem dúvida, uma das minhas qualidades."




Essas qualidades fizeram novamente a alegria da torcida na partida contra o Wolfsburgo, o último jogo do campeonato. "Se eu conseguir marcar um gol, melhor que seja o gol da vitória!" Nesta partida, Roberto encontrou outros quatro brasileiros, dos quais três já vestiram a camisa da seleção canarinho. Seria esse outro sonho de Roberto? "Ah, claro! Mas até lá ainda tenho um longo caminho. Primeiro meu negócio é no Hoffenheim!"

2 comentários:

  1. que legal!!
    eu, torcedor do figueira, torço muito pro firmino se dar bem

    é um craque e vai longe!! ta fazendo falta no figueira!!!!

    ResponderExcluir
  2. que legal!!
    eu, torcedor do figueira, torço muito pro firmino se dar bem

    é um craque e vai longe!! ta fazendo falta no figueira!!!! [2]

    ResponderExcluir